segunda-feira, 25 de abril de 2011

Charter e expressos

Podia falar sobre a ineficiência dos autocarros expresso, que raras vezes cumprem com os horários prometidos (e nem é preciso apanhar uma fila de trânsito). Podia falar sobre as agências de viagem que recorrem aos voos charter. Mas não. Hoje é o dia de Paulo Futre e José Sócrates.

Como já devem saber - caso não saibam devem ter andado fora de Portugal durante um mês -, Paulo Futre, jogador consagrado e orador Sunquick (até porque está sempre “concentradíssimo”), propôs um novo pacote de viagens. Este pacote é constituído pela visita ao tal “jogador chinês” ao Estádio de Alvalade mais uns pastéis de nata no Alvaláxia, tendo em conta que não há direito a uma ida à zona dos Jerónimos, sequer.
Sinceramente, a ideia de Futre não era nada má, mas tal como já foi dito por muita gente, o Paulo não é grande orador. No entanto, há sempre alguém que apanha estes “golpes”. Trata-se, nem mais nem menos, de José Sócrates, Primeiro-Ministro Demissionário.

Relação estranha entre Sócrates e Futre, sem dúvida. Nada como um pouco de contexto para explicar o facto: no dia 25 de Abril, o Palácio de São Bento, residência oficial do Primeiro-Ministro, esteve de portas abertas à população em geral. Contudo, houve excursão, o tal expresso, entre Famalicão e São Bento, isto é, viagem a Lisboa organizada pelo PS para visitar a residência oficial do PM.

Termino este artigo de opinião com uma pequena nota: o PM só esteve na sua residência enquanto estiveram lá as pessoas de Famalicão (teve de ir inaugurar uma escola a Santo Tirso). Os famalicenses sentiram-se defraudados. Esperavam mais da excursão a Lisboa. A isto eu chamo de publicidade enganosa.
Nem sequer tiveram direito a pastéis. 




terça-feira, 19 de abril de 2011

Bandeirada

Poderia falar só sobre o CDS/PP ou sobre uma banda de música dos anos 80. Mas não. Os tempos são outros e só me resta falar do FMI (ou FeMI, como disse uma vez Pedro Passos Coelho - PPC).

Faz uma semana a chegada do Fundo Monetário Internacional. Mas desta vez não veio sozinho. Para a “festa” também temos o Banco Central Europeu (BCE) e a Comissão Europeia (CE). Acontece que os “convidados” foram bastante económicos à chegada. Não houve veículo alemão à porta e o mais próximo que houve da recepção de alguém importante foi um senhor com boina a fazer de motorista.

Para sair da zona de chegadas da Portela, os “convidados” apanharam um táxi. Resta apenas saber se o motorista usou o caminho mais curto até chegar ao hotel (tenho sérias dúvidas sobre isso…).

Mas também posso falar um pouco sobre as negociações políticas, que estão a decorrer. O ponto mais interessante é que a CGTP está menos “radical” (como diz José Sócrates) do que o PCP e o BE - recorde-se que os partidos não aceitaram reunir-se com a “troika de convdados”. Aliás, o PCP continua a sua cavalgada contra a modernidade e a favor das greves, que, segundo o Secretário-Geral do partido, Jerónimo de Sousa, sacrificam os trabalhadores, que perdem um dia de salário. Interessante é que quando há greves eu não vejo manifestações nos sítios devidos. Mas isso é outra conversa, para a qual não há tempo nem espaço… - Thompson rules.

Última palavra para a barafunda entre PS e PSD: orientem-se e façam as pazes. Querem que a “troika” vos obrigue a fazer o que não querem? Se ainda querem ter alguma margem de negócio façam qualquer cosia para se reunirem. Melhor seria um governo PS + PSD + CDS/PP, para bem do país.

E para que tenhamos mais bandeiradas.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Edição de Desporto da ESCS FM, de 15-04-2011

Destaques: - Eliminação de Frederico Gil no Torneio Masters 1000 de Monte Carlos, em ténis; - Noite portuguesa na Liga Europa - peça de David Francisco (2º Ano de Jornalismo); - WRC - Rali da Jordânia - 1ª Etapa; - IRC - Rali das Canárias - 1ª Etapa; - F1 - Grande Prémio da China - antecipação e treinos livres; - 27ª Jornada da Liga Zon Sagres - antecipação do clássico Porto vs. Sporting; - Campeonato Mundial de Canoagem de Juniores e de Sub-23 em Portugal em 2015. Edição de Desporto da ESCS FM, de 15-04-2011 by Diogo Ferreira Nunes

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Pelos caminhos da Mouraria


Participação, como elemento da redacção, em reportagem sobre a Associação Renovar a Mouraria. Reportagem exibida no programa E2 de 22 de Março de 2011.

Redacção: Diogo Nunes e Rita Miranda
Equipa Técnica: Inês Marques e Vera Gominho
Produção: Lucie Marinho

terça-feira, 5 de abril de 2011

Certos países não têm razões de queixa

Hoje não vi os primeiros vinte minutos da entrevista do Primeiro Ministro demissionário à RTP. Não vou falar sobre a entrevistadora tenrinha e sobre o entrevistador competente. Vou falar sobre o motivo pelo qual estive das 20h43 até às 21h21 noutro canal, a SIC: reportagens na Grécia, Irlanda (países intervencionados pelo FEEF/FMI) e Espanha (país que aguarda pela sorte de Portugal).

Nos três países referidos existem alguns pontos em comum: viveram muito acima das possibilidades e os bancos concederam créditos a torto e a direito sem critério. Mas fiquei chocado com a situação da Grécia e da Irlanda. No caso dos gregos, os funcionários públicos saíam às 14h. No caso dos irlandeses, os bancos financiaram a casa, o carro e as férias. Neste país também houve uma bolha imobiliária - T2 com rendas a ultrapassar os 2 mil Euros. Claro que a bolha rebentou…

O que importa salientar é que não é estranho estes países terem de assistir à chegada do FEEF/FMI. Os pés destas pessoas precisam de pesos bem pesados para descer um pouco à terra…De que se queixam eles?

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Edição de Desporto da ESCS FM, de 01-04-2011

Destaques: - Bruno de Carvalho impugna eleições do Sporting; - Polémica dos estandartes resulta em troca de acusações entre Porto e Benfica; - Antevisão do clássico - declarações de André Villas-Boas e de Fábio Coentrão; - Ricardo Baptista, Olhanense, acusou positivo num controlo anti-doping; - Miguel Oliveira (125 cc) participa na segunda prova do Campeonato do Mundo de Motociclismo; - Regata da Taça América passa por Cascais, em Agosto. Edição de Desporto da ESCS FM, de 01-04-2011 by Diogo Ferreira Nunes