segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Presença da Margarida Vaqueiro Lopes

Hoje foi um dia especial. Estivemos com um ex-aluna da ESCS e que, actualmente, está na redacção online do Diário Económico. 
Na conversa que tivemos com a Margarida, perguntamos-lhe sobre as suas experiências internacionais - estágio de seis meses n'O Estado de São Paulo mais um semestre de Erasmus em Bruxelas - as diferenças entre o jornalismo português e o jornalismo brasileiro, este último é muito mais respeitado, sobretudo pelos políticos. Também falámos sobre a importância das fontes e dos contactos, para além da necessidade de cada um de nós, estudantes de jornalismo, termos de ser empreendedores todos os dias e de procurarmos as nossas histórias.

Nos 90 minutos em que falámos com a actual editora online do Diário Económico, muitas ilusões foram desfeitas. A conversa foi franca e até houve lugar para as questões do foro pessoal. Ser jornalista envolve não ter horários estabelecidos e ser chamado à hora que for necessária para reportar um acontecimento. É a revelação de quem são os nossos melhores amigos, da sua compreensão e do entendimento de que o jornalismo é o bichinho curioso que não sai de nós e que temos se seguir as ordens dele.

Eu gostei muito deste momento e quero mais momentos destes, até porque é com os verdadeiros profissionais do jornalismo, que vamos crescendo todos os dias.

Ligação para o podcast da Margarida Vaqueiro Lopes: http://margaridavlopes.tumblr.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário